“Acho que estou sendo castigada”, disse uma mulher de 50 e poucos anos ao descobrir que tinha câncer. Lembrando-se de um erro que havia cometido anos antes, ela concluiu: “Esse deve ser o jeito de Deus me dizer que pequei.”
Quando passam por sérias dificuldades, muitas pessoas acham que Deus as está castigando por erros cometidos. Elas talvez se perguntem "Por que eu? O que fiz para merecer isso?", lamentando-se ao se sentir arrasadas por uma série repentina de problemas. Mas devemos concluir que os nossos problemas indicam a desaprovação divina? Será que as dificuldades que enfrentamos realmente são castigo de Deus?
Não. Os nossos problemas não são castigo de Deus.
O discípulo Tiago escreveu: “Quando posto à prova, ninguém diga: ‘Estou sendo provado por Deus.’ Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém.” - Tiago 1:13
Veja o que a Bíblia diz sobre um homem chamado Jó.
Repentinamente, ele perdeu suas riquezas. Em seguida, um vendaval matou seus dez filhos.
Logo depois, foi acometido por uma doença debilitante e repulsiva. (Jó 1:13-19; 2:7, 8)
Por causa dessas calamidades, Jó clamou: “A mão de Deus me feriu.” (Jó 19:21, Nova Versão Internacional)
Fica claro que Jó, assim como muitos hoje, achava que Deus o estava castigando.
Mas a Bíblia mostra que, antes de começarem as provações de Jó, o próprio Deus o havia descrito como um “homem inculpe e reto, temendo a Deus e desviando-se do mal”. (Jó 1:8)
Essas palavras, que evidenciam aprovação divina, deixam claro que as dificuldades de Jó não eram um castigo de Deus.
Não cabe a nós julgar aquilo que nos acomete, mas assim aceitar a perfeita e agradável vontade de Deus para as nossas vidas.
É claro que muitas vezes isso nos machuca... mas como diz uma canção do meu marido: "Vai passar... Essa luta vai passar!...é que Deus tá amassando o barro pra fazer um vaso novo!"
E esse processo dói!Dói mesmo! Mas a maturidade que alcançaremos depois disso, e a intimidade que teremos com nosso Deus, supera qualquer sofrimento!
A Bíblia diz claramente: “Longe está do verdadeiro Deus agir ele iniquamente, e do Todo-poderoso agir injustamente!” — Jó 34:10.
Aguentemos firme as provações para alcançar a vitória!
Ótima semana para todos na paz de Cristo Jesus!